top of page
  • Foto do escritorJosé Valdecir Martins

HARMONIA SOCIAL

Harmonia Social. Harmonia é uma energia que equilibra a composição dos seres viventes. Que título magnifico! Mas afinal, o que é harmonia social? Harmonia é o substantivo feminino com origem do idioma grego e que indica uma concordância ou consonância tanto no contexto artístico como social. Alguns sinônimos de harmonia podem ser equilíbrio, ordem, acordo, concórdia, consonância, entendimento, conciliação, etc.


Portanto, harmonia social, é viver em harmonia na sociedade em que vivemos em plena paz e amor.


Existem pessoas em nosso meio social que são completamente diferentes, mas, ser diferente é natural, cada um é um universo pessoal, individual, mas temos muito em comum aqui e agora, partilhamos muito bens, o ar, a terra, as alegrias dos ganhos, as tristezas das perdas, as amizades, mas a meta é coletiva, é a unidade da vida, é o que cria a harmonia, o que faz das diferenças uma homogeneidade, assim como nas flores, de tantas diferentes espécies e que chamamos de natureza verde, o que de tantas diferentes notas musicais chamamos música, o que no esporte coletivo, bem entrosado, literalmente chamamos de vestir a camisa, é um time, e nós espíritos, em plena experiência humana ainda sonhamos atingir tal magnitude, sobreviver em coletividade em ótimas condições de existência, com inteligência, com dignidade, sobreviver em alto nível em sociedade, realizar nossa humanidade, há uma unidade entre nós.


A vida é uma escola de constante aprendizado e aprender a escutar e ser tolerante às opiniões alheias é o nosso maior desafio nesta caminhada!


Opiniões é um direito de se manifestar diante da opinião do outro, sempre respeitando o espaço, e ideias, concorda quem quiser, mas saiba que opiniões tem que ser aprofundadas nas normas constitucional do pais em que vivemos.

As opiniões devem ser respeitadas, mas para isso, não significa que temos que concordar com tudo. Com as opiniões divergentes é que nasce um novo ponto de vista. Seja ela imposta pelo convencimento ou não. Mas temos que nos conscientizar, que querer impor nossa opinião, é ser intolerante.


Sabemos que concordar cem por cento com os outros não é tarefa muito fácil, mesmo porque cada um de nós tem os nossos próprios pontos de vista. Mas, o respeito a opinião do seu próximo é fundamental.


Respeitar a opinião do seu próximo, é saber escutar, dar sua opinião sem prevalecer, pois, somos um. Grande exemplo foi Jesus que pregou a liberdade dentro de uma auto escolha, seguindo o ponto de vista do puro amor, conversando, não guardando mágoa, dialogando na simplicidade.


Esclarecer os pontos de vistas que agradam ou não, deve sempre trabalhar para chegar a um acordo, ao denominador comum com tolerância e paciência é sempre importante se colocar na posição do seu próximo. Todo ciclo é renovável, deixando sempre a docilidade na transparência com a gentileza e o respeito.


A civilidade da adaptabilidade é necessária em qualquer circunstância usando a flexibilidade com a sensatez, dentro da convivência sociável.

A harmonia deve ser criada por um movimento meditativo entre um número grande e pessoas meditando ao mesmo tempo. O poder da consciência coletiva sempre trará benefícios para sociedade em que vivemos. Fazer curso de Meditação Transcendental é muito importante, pois te dará mais embasamento sobre as práticas contemplativas e concentrativas onde se está praticando a harmonia social e sem dúvida, esta pratica nos leva a momentos de uma consciência pura.


José Valdecir Sousa Martins


Bibliografia:

Significado de harmonia: Disponível em https://www.significados.com.br/harmonia/ Acesso em 20 de setembro 2019.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page