top of page

A Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul, com sigla AMLMS, fundada em 13 de maio de 1999 (treze de maio de mil novecentos e noventa e nove), é registrada no Cartório do 4º Oficio de registro das Pessoas Jurídicas de Campo Grande e no Cadastro Nacional de Pessoas Juridicas (CNPJ) é uma associação civil, de natureza cultural, com sede e foro em Campo Grande – MS e sede à Rua São Félix nº 789, tem duração ilimitada e abrangência em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

A AMLMS tem com finalidade como finalidades: difundir a cultura, as letras, as ciências e artes maçônicas; congregar os maçons que se dedicam a cultura, as letras, as ciências e artes maçônicas; reivindicar, as justas aspirações afetas a cultura junto aos poderes públicos, academias e instituições governamentais; promover pesquisas, conferencias, palestras, encontros, seminários, concursos literários, debates, recintais e tudo que diga respeito a cultura maçônica, a literatura e cultura em geral; promover publicações de trabalhos e literaturas maçônicas, afim de atender aos interesses da instituição e colaborar com outras instituições, vinculando cultura de interesse da família e da sociedade.

Ela é uma instituição formada por Mestres Maçons das 03 (três) Potências Regulares instaladas no Mato Grosso do Sul sendo Grande Loja Maçônica do Estado do Mato Grosso do Sul, Grande Oriente de Mato Grosso do Sul e Grande Oriente do Brasil -Mato Grosso do Sul.

O Patrono da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul é Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça. A AMLMS é composta de 40 (quarenta) Cadeiras Vitalícias, numeradas de 01 (um) a 40 (quarenta), sendo destinadas 13 (treze) cadeiras por Potência Maçônica Regular e a 40º de preenchimento somente se todas as 39 cadeiras estiverem ocupadas.

A sua Diretoria eleita é empossada em Sessão Solene, com mandato de 2 (dois) anos, sem prerrogativa de reeleição para os cargos de Presidente e Vice-presidente.

bottom of page