top of page
  • Foto do escritorJosé Resina Fernandes Júnior

METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISAS MAÇÔNICOS DO GRAU 1 AO 33

Atualizado: 25 de nov. de 2021

Com o intuito de fazer uso de parte da Metodologia Científica estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, adicionando-se às práticas maçônicas por nós conhecidas, foi proposta pelo Grande Inspetor Litúrgico, Ir,´. Merlison Pedrozo Figueiredo, em 2014, com o apoio da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul, a elaboração de uma metodologia que viesse a facilitar a elaboração de trabalhos maçônicos, bem como sua apresentação e, também, que fosse de fácil entendimento para os ouvintes.


Foi assim que pensamos, inicialmente, em um trabalho voltado para os irmãos dos corpos filosóficos, na expectativa de apresentação do referido trabalho nas Delegacias que fazem parte da Inspetoria Litúrgica de Mato Grosso do Sul.


Feito o trabalho, resolveu-se estendê-lo aos irmãos dos corpos simbólicos, pois, assim, teríamos a possibilidade de uma divulgação maior da Inspetoria Litúrgica, bem como suprir, eventualmente, as deficiências existentes por alguns irmãos quando da elaboração e apresentação de peças de arquitetura.


Incluindo a primeira etapa de montagem da metodologia, voltada para os irmãos dos corpos filosóficos, somada a etapa voltada para os corpos simbólicos, com as adaptações necessárias e no grau 1, demandamos, aproximadamente, dois anos para o aperfeiçoamento da “Metodologia para a elaboração de trabalhos de pesquisas maçônicas, do Grau 1 ao 33”.


Apresentado, inicialmente, na Delegacia “B”, com a presença do Grande Inspetor Litúrgico, obteve a aprovação e uma repercussão positiva imediata por parte dos presentes.


Em sequência apresentamos nas seguintes lojas simbólicas:

Loja União e Fraternidade VI nº 6 (GOMS) – 12/02/16;

Loja Solidariedade nº27 (GOMS) – 01/03/16;

Loja Discípulos de Hiram nº18 (GOMS) – 09/03/16;

Loja Novo Tempo nº19 (GOMS) – 04/08/16;

Loja Nova Era nº8 (GLEMS) – 15/09/16;

Loja União e Fraternidade VI nº6 (GMS) – 03/03/17;

Loja Estrela do Sul nº3 (GLEMS) – 17/03017;

Loja Luz e Verdade nº14 (GOMS) e Loja Discípulo de Hiram nº18 (GOMS) – 11/04/17;

Loja Oriente Maracaju nº1 (GLMMS), Loja Egrégora nº64 (GLMMS) e Loja Ordem e Progresso nº44 Ribas do Rio Pardo (GLEMS) – 20/04/17;

Loja Colunas da Lei nº55 (GLMMS) – 18/05/17;

Loja Força e Vontade nº68 (GLEMS) – 16/02/18;

Loja Acácia do Sul nº7 (GOMS) – 22/03/2018.


A metodologia é simples e possui sequência lógica de forma que, inicialmente, se determine o FOCO do trabalho (1º passo). A seguir se determina o TEMA ou TÍTULO (2º passo), depois a elaboração da INTRODUÇÃO (3º passo), na qual será detalhado o COMO será desenvolvido o trabalho.


Em sequência, deve-se explanar a JUSTIFICATIVA (4º passo), onde será especificado o PORQUÊ do trabalho.


O 5º passo, nos remete à CONTEXTUALIZAÇÃO, onde será desenvolvida a pesquisa em si, fazendo uso das fontes de pesquisas relacionadas na INTRODUÇÃO.


A seguir, o 6º passo será a CONCLUSÃO do trabalho e, utilizando-se das informações enumeradas na CONTEXTUALIZAÇÃO, elaborar uma conclusão, de forma que, no último parágrafo, deve-se haver uma exposição pessoal sobre o tema pesquisado.


Finalmente, o 7º e último passo será a transcrição da BIBLIOGRAFIA consultada, por ordem alfabética, para que o leitor, ao desejar consultar uma fonte, possa saber com segurança onde encontrá-la.


Eis o RESUMO da Metodologia para elaboração de trabalhos de pesquisas maçônicas do Grau 1 ao 33:

1º Passo: Escolha do foco do trabalho;

2º Passo: Definição do tema ou título;

3ºPasso: Introdução (o como, a forma de pesquisa a ser usada);

4º Passo: Justificativa (o porquê do trabalho);

5º Passo: Contextualização (a pesquisa em si);

6ºPasso: Conclusão (último parágrafo,

expressão pessoal);

7ºPasso: Bibliografia (relacionar as fontes por ordem alfabética) .

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page