• José Valdecir Martins

INVIDIA – A SENHORA IGNORÂNCIA

A palavra inveja vem do latim in-videre, que significa não ver, ou ver enviesado. A inveja se manifesta popularmente no olho gordo, "Evil Eye", olho do diabo. Parece que ser visto é central para o tema da inveja, tanto para quem é invejado (é visto) quanto para quem inveja (olha). Este fenômeno psicológico pressupõe um contexto social: a coexistência de duas pessoas.

A inveja é um sentimento de puro egoísmo, individualidade e manipulador…

A inveja é própria das pessoas vazias que precisam sentir-se assim em relação aos outros porque quando olham para si mesmos...opa, cadê eu? Perdem tanto tempo com o outro que não sobra tempo para desenvolver suas próprias potencialidades.

Segundo Nietzsche, a inveja é a base da sociedade igualitária. Em Humanos são humanos, ele escreveu: “O invejoso, quando enaltece a ascensão social do outro, acima da ação comum, pretende rebaixá-lo ao máximo. ” Segundo muitos sociólogos, a inveja é um dos pilares básicos da revolução proletária: não gosto da sua riqueza, mas é justo que todos possuam os mesmos bens que você possui. Melhor tudo igual, mesmo que tudo fique nivelado por baixo.

As pessoas insistem em ter inveja uma das outras, buscam criticar, falar mal e tentar humilhar o outro, porém o que estão sentindo mesmo é inveja. Acredito que a inveja é um dos piores sentimentos que alguém pode sentir, uma questão a ser levantada é: Porque as pessoas sentem tanta inveja das outras quando conquistam algo? Porque não se alegram? E a resposta é a mais simples possível, sentem inveja por que não querem se esforçar para lutar, para conquistar seus sonhos, e ficam apenas na mesmice então não aguentam quando veem alguém feliz, se dando bem na vida.

Em contrapartida, existe aquela inveja boa que admira, incentiva a continuar, elogia com boas intenções... mas nos corações do próximo nunca se sabe o que realmente desejam a nosso respeito.... devemos crer em Deus, no mais, tudo é crendice, mas o olhar de quem inveja maldosamente fica na evidencia.

Na verdade, a inveja é um dilema humano. Acredito que ela reside em nosso lado mais obscuro. Talvez se mirássemos em grandes exemplos da humanidade como Jesus Cristo e tantos outros, nossas vidas seriam regidas pelo amor e compreensão. É chato lidar com invejosos. Mas, é mais chato ainda lidar com muito dos nossos defeitos.

O invejoso é aquele egoísta que sente que se ele não está bem, então todos devem padecer. Mesmo estando bem ele encontra um alvo para invejar. É quase uma compulsão querer aquilo que apenas outras mãos alcançam.

Para finalizar, a inveja é um dos pecados mortais do ser humano. Mas temos que ficar atentos pois, somos bem vulneráveis a esse sentimento pois, de qualquer forma nos espelhamos em alguém ou em algo para viver nossa vida. A inveja é o pior veneno que o ser humano pode sentir. Triste ver alguém com esse sentimento tão ruim. Acredito que cada um tem sua própria capacidade de brilhar. Mas, é importante não generalizarmos. A inveja é um grande impulsionador do sucesso do capitalismo.


José Valdecir Sousa Martins


BIBLIOGRAFIA

Disponivél em: <O PLANETA https://www.revistaplaneta.com.br/inveja-o-pecado-inutil/> Acesso em 20 dez. 2019.


REVISTA BRASILEIRA DE PSICODRAMA

Disponivél em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-53932011000100002> Acesso em 26 de dez. 2019.