GRANDEZAS DA LITERATURA SUL-MATO-GROSSENSE

O poeta e escritor Antônio Alves Guimarães (Guimarães Rocha) estará lançando o seu livro “Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense”, em sua segunda edição pela Life Editora, financiado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais) da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania do Estado de Mato Grosso do Sul. O lançamento será realizado no dia 13 de dezembro de 2018, às 19h30 na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.
A obra revela o grande amor do autor pela literatura sul-mato-grossense, e tem como foco os autores da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da qual ele faz parte e ocupa a cadeira número quatro, que tem como patrono Joaquim Duarte Murtinho. Antônio Alves Guimarães, conhecido como Guimarães Rocha, é professor formado e pós-graduado em Letras e autor de 23 livros de poesia, filosofia e história em prosa. Reside em Campo Grande mas é reconhecido nacionalmente por diversos feitos artístico-literários, dentre eles a apresentação e declamação pública (no Teatro da Universidade Católica Dom Bosco) durante 15 horas ininterruptas da Coleção Recorde, composta de 15 livros poéticos de sua autoria, feito premiado e reconhecido pelo RankBrasil.

ORATÓRIA, EMPENHO E ARTE

Vivemos em tempos difíceis. “Se a ética não governa a razão, a razão despreza a ética”, disse José Saramago, e o professor André Franco Montoro complementa: “Quiseram construir um mundo sem ética. E a ilusão se transformou em desespero”.
Eis o mundo que construímos? Daí a importância da oratória como empenho de convencer, arte de comover, isto é, leniência, colocar-se no lugar do outro, saber ouvir, respeitar as ideias contrárias para levar a discussão ao centro e não restringi-las a uma oposição sem fim, que destrói e não constrói, desrespeitando a retórica, o conhecimento e substituindo-os por fanatismo, ignorância, levando-os a um enfrentamento de inimizades sociais, políticas e até familiares.
O livro, dividido em seis capítulos, pretende ensinar a falar, debater e discursar, conhecendo as técnicas:
1ª Parte (páginas 17-35): Comunicações verbais, articulação, educação da voz e da fala e seu controle. Decálogo e dotes naturais do orador. Oficina de oratória.
2ª Parte (páginas 36-51): A extensão da voz humana, diferenças da extensão entre homens e mulheres, tom médio. Extensão da voz falada, gestos e mímicas.
3ª Parte (páginas 53-73): Comportamento do orador. Expressão corporal e vocal. Controlando o medo da fala, gestos e mímicas. A afetividade. O orador: razão, vontade e inspiração.
4ª Parte (páginas 74-96): Esta é a parte central do programa prático da arte de falar em público. Orador: eloquência, inteligência e persuasão. Discurso: oração, tema, auditório.
5ª Parte (páginas 97-113): A pesquisa na oratória e arquivo temático. Exercícios práticos de oratória: saudações, brindes, pequenas alocuções, esquemas. Discursos inspirados em pensamentos, ilustrações e alegorias. Exemplos de discursos modernos.
6ª Parte (páginas 114-129): Participando de reuniões ou assembleias. Debates e direção de reuniões. Regras parlamentares. Avaliar uma reunião. Produtividade do grupo.
“O verdadeiro orador somente com verdade luminosa ornamenta seu discurso, com sentimentos nobres, com expressão forte e proporcionada ao que tenta inspirar” (Consoante Fenellon).
Encerro com os ensinamentos de Zygmunt Bauman, lembrando aos presentes que as tradições, os valores e a ética estão passando por grandes transformações, que Bauman chama de “mundo líquido”, ou seja, a desconstrução dos valores referenciais dos séculos passados, atingindo a família, a sociedade e o Estado, na construção de novos valores – que ele denomina de Lei do Pêndulo. Assim, todos os habitantes do planeta estão sob o signo da construção de valores futuros, ou seja, somos transeuntes para uma nova passagem.
Daí a importância de aprendermos a ouvir mais do que falar. E da leniência, isto é, de nos colocarmos no lugar do outro. Devemos levar o pensamento e a doutrina ao centro, para que possam surgir novos valores sociais e morais equânimes, aplicáveis a todos indistintamente.

*Discurso proferido no lançamento do livro “Técnicas de Oratória e Retórica Moderna ‘Orator Fit’”, dos autores Vicente Sarubbi e Baldomero Bezerra da Silva, publicado pela Life Editora. Local: Fran’s Café, Campo Grande/MS em 26 de outubro de 2018.
Vicente Sarubbi
Cadeira 31 da AMLMS

  • Guimarães Rocha - Presidente
  • Guimarães Rocha - Presidente
  • Guimarães Rocha - A Arte de Escrever

ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DE MATO GROSSO DO SUL

Fundada em 13 de Maio de 1999 - Utilidade Pública Estadual - Lei nº 3.961 - CNPJ 03.615.617/0001-00

Rua São Félix, 789 - Vilas Boas - CEP 79051210 - Campo Grande - MS - amlmscg@amlms.com.br - (67) 3026-5646